
Imigração é o movimento de entrada de pessoas de um país para o outro, com caráter permanente ou temporário, normalmente tem objetivo de trabalho ou moradia.
Os espanhóis começaram a sair da Espanha por causa da crise no país. No início eles vieram para os países hispânicos. Porém, esses países também entraram em crise e os imigrantes vieram trabalhar nas fazendas de café, interior de São Paulo. As fazendas de café estavam começando a crescer no país e era uma boa oportunidade de trabalho para os imigrantes, principalmente saindo de um país em crise.
Os imigrantes espanhóis no Brasil vieram de diversas regiões da Espanha, principalmente da Galícia e de Andaluzia. Os espanhóis estão entre os primeiro povos que imigraram para o Brasil. Fontes de Portugal já indicavam a existência de 53 migrantes galegos no Rio de Janeiro entre 1853 e 1860. A maioria se assentou nas capitais e nos centros urbanos, sendo em sua maioria indivíduos do sexo masculino.
foto de Andaluzia, Espanha. lugar de onde veio parte dos imigrantes
As tradições que foram mantidas com maior veemência foram: culinária e danças.Exemplos de culinária: A paella, que consiste em um farto risoto de frutos do mar, galinha e chouriço, é o prato mais conhecido e o jamón (presunto cru) uma das principais iguarias.Exemplos de danças: Flamenco e Sevilhanas.
foto da dança flamenco
Quando os imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil eles se estabeleceram em grandes centros urbanos, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, além das cidades do interior, onde trabalhavam em grandes fazendas de café. A maioria dos imigrantes espanhóis que chegaram ao Brasil se estabeleceu em regiões com fazendas, onde podiam praticar a agricultura.
foto de uma casa nas fazendas de café.
Quando chegavam ao Brasil, os Espanhóis trabalhavam, principalmente, nos cafezais paulistas e em outras fazendas da região. Após um tempo, eles começaram a trabalhar nas indústrias do país, que começavam a se desenvolver e crescer. Atualmente, os espanhóis atuam, na maioria, no comércio e em outros tipos de serviços, ou seja, o setor Terciário.
foto de trabalhadores nos cafezais paulistas.
Os espanhóis que vinham para o Brasil sofriam preconceito ao procurar empregos, achados somente em cafezais e em alguns empregos de menor expressão, disputados com negros e ex-escravos, com tratamento semi-escravo, onde os espanhóis eram maltratados, recebiam mal e trabalhavam bastante. Além disso, as suas moradias eram juntas com as moradias de alguns ex-escravos que eram ignorados por grande parte da população.